quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

POLÍCIA CIVIL INICIA “OPERAÇÃO CARNAVAL SEGURO” NO COMBATE A VIOLÊNCIA DURANTE OS DIAS DE FOLIA.



 

POLÍCIA CIVIL INICIA “OPERAÇÃO CARNAVAL SEGURO” NO COMBATE A VIOLÊNCIA DURANTE OS DIAS DE FOLIA.

Ação realizada nos bairros: Primeiro dia foi apenas de orientação e prevenção
Ação realizada nos bairros: Primeiro dia foi apenas de orientação. Mesmo assim, abordagens focaram o combate ao uso de armas brancas e drogas
OPERAÇÃO POLICIAL 3Nem no Carnaval dá para relaxar com a segurança residencial ou em via pública. Não são necessários números, dados ou comprovações de que a violência vem crescendo e que as medidas preventivas são extremamente necessárias com frequência. Porém, no Carnaval, um feriado festivo de quatro dias, é necessário muito mais cuidado ao sair de casa. Pois, o período pode ser muito propício para a ação de criminosos, uma vez que, aparentemente, todos estão comemorando e há muitas pessoas pelas ruas. Qualquer desatenção ou descuido poderá acarretar em grandes prejuízos.
A Polícia Civil de São Gabriel lançou a Operação Carnaval Seguro para garantir a segurança nas ruas da cidade durante a folia que atrai milhares de foliões. A ação foi iniciada na terça-feira (02/02) e segue até as primeiras horas de quarta-feira (10/02). De acordo com a polícia, o objetivo é combater com rigor o uso de armas brancas e a violência, principalmente entre jovens, caracterizada no confronto de grupos adversários nesta época. O importante a destacar, segundo informou a Polícia Civil, é que – se comparar com anos anteriores – já não existem mais os chamados “Bondes”, o que garante mais tranquilidade à população.
OPERAÇÃO POLICIAL 2
No primeiro dia de operação, a Polícia Civil visitou os locais de concentração dos blocos e escolas de samba da cidade. O objetivo, segundo os policiais, foi orientar os organizadores de como agir para manter a tranquilidade durante os dias que antecedem o Carnaval e principalmente durante as festividades, em suas sedes ou na Praça Dr. Fernando Abbott. A Polícia Civil vai estar de plantão durante os quatro dias de festa e as denúncias poderão ser feitas anonimamente.
Também foram realizadas abordagens e revistas pessoais. As ações focaram grupos de pessoas em esquinas, nos bairros e vilas, ou em áreas públicas e de pouca iluminação. “Neste primeiro momento, orientamos e explicamos o que vai acontecer nos próximos dias”, informaram os policiais.
OPERAÇÃO POLICIAL 4 
RIGOR
Mais rigor desde a noite de quarta-feira. Menores de idade em via pública, sem documentação e em grupos, serão abordados e encaminhados para a Delegacia de Polícia. A liberação só será feita na presença de um responsável ou do Conselho Tutelar.
Não será tolerado o uso de facas ou facões ou qualquer outro tipo de objeto que possa ser utilizado como arma. Quem foi identificado com esse objetivo, de acordo com a Polícia Civil, será encaminhado para a Delegacia de Polícia para registro de Boletim de Ocorrência.
PREVENÇÃO
As ações policiais desencadeadas na noite de terça-feira tem como meta evitar que ocorrências de violência – como registradas em 2015 – voltem a acontecer. No ano passado, no encerramento das festividades, um jovem de 16 anos foi assassinado durante uma briga generalizada. Os policiais identificaram os autores como sendo integrantes de bondes e ainda elementos com ficha criminal onde já se destacavam crimes contra a vida.

N1Notícias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário