terça-feira, 18 de agosto de 2015

www.jornalfolhadaclasse.com.br parceira N1Noticias




Parceria
N1Notícias

ESTADO: ITAQUI E CAPÃO DA CANOA LIDERAM CASOS DE TRÁFICO.

DROGAS CANOAS
Duas cidades em dois extremos do Rio Grande do Sul se destacam como principais pontos de venda de drogas em 2015. Conforme dados da Secretaria da Segurança Pública, Itaqui, na Fronteira Oeste, e Capão da Canoa, no Litoral Norte, figuram como líderes em ocorrências policiais de tráfico de drogas, em proporção à população, no primeiro semestre. A estatística mostra que em Itaqui a taxa é de 14,8 registros por 10 mil habitantes, e, em Capão da Canoa, de 14,1 casos.
RANKING
Separada pelo Rio Uruguai de Alvear, na Argentina, Itaqui está em um tradicional corredor usado por quadrilheiros internacionais para o ingresso clandestino de armas e drogas oriundas do Paraguai. No sentido inverso, costumam sair por ali veículos roubados na região metropolitana da Capital. Em abril deste ano, por exemplo, foi apreendida no município uma Pajero clonada, avaliada em R$ 130 mil, que seria utilizada como moeda para pagamento de contrabando.
É possível que o tráfico tenha migrado para Itaqui em razão de uma megaofensiva policial na vizinha São Borja, em 2012, que deslocou 600 agentes à fronteira para capturar 13 quadrilhas de dominavam o comércio na cidade. Na ocasião, foram presas 77 pessoas.
Na proporção, capital fica em terceiro lugar
Mais populoso município do Litoral Norte, Capão da Canoa se consolidou nos últimos cinco anos como um pujante mercado consumidor de drogas entre as 25 cidades que compõem a região. O comércio de entorpecentes se espalha por vilas da periferia, beneficiado pela facilidade de acesso direto à rodovia ERS-389, a Estrada do Mar, e ao fato de a cidade estar bem próxima da BR-101. Ambas são usadas como rotas para chegada e saída de cocaína, maconha, crack e drogas sintéticas da Região Metropolitana, da Serra e de Santa Catarina.
Em janeiro, o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) prendeu, em Xangri-lá, um personal trainer, morador da Capital, com 40 comprimidos de ecstasy, que seriam vendidos em uma casa noturna.
Embora em números absolutos Porto Alegre some quase um terço dos registros de tráfico no Estado, proporcionalmente fica em terceiro lugar, com 9,6 ocorrências por 10 mil habitantes. Isso porque é comum as quadrilhas preferirem montar suas bases em áreas mais descampadas para armazenar e refinar a droga.
FONTE: Zero Hora

PRESIDENTE DE SINDICATOS RURAIS DISCUTEM ABIGEATO EM SANTANINHA.

Os sindicatos e associações rurais pertencentes à área de abrangência da Regional II da Farsul, realizam no dia 26 de agosto, quarta-feira, na Câmara de Vereadores de Sant’Ana da Boa Vista, um encontro para deliberar sobre o avanço do abigeato no Estado, especialmente na Fronteira Oeste. A informação é do presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira, que também é Coordenador da Regional II da Federação.
Para o encontro, a Regional II convidou o Coordenador do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Abigeato, coronel Rogério Xavier, da Brigada Militar, para apresentar as estratégias e políticas da Secretaria de Segurança para o enfrentamento do roubo de gado e outros crimes rurais.
A Regional II abrange os sindicatos rurais dos municípios de São Gabriel, Sant’Ana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Lavras do Sul e Sant’Ana da Boa Vista.

O ESTADO VAI PARAR!

Servidores estão mobilizados desde o começo de agosto
Servidores estão mobilizados desde o começo de agosto
Entidades que representam servidores estaduais esperam reunir cerca de 30 mil pessoas a partir das 11 horas desta terça-feira durante mobilizações na Capital do Estado. A assembleia geral do funcionalismo, segundo expectativa dos líderes sindicais, servirá para decidir se as categorias entram em greve em protesto contra o governo José Ivo Sartori, por um período determinado, que pode ser de três dias. O ato, marcado para as 14h, acontecerá no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. A Associação de Cabos e Soldados da Brigada Militar (ACAS-BM) de São Gabriel confirmou a presença de representantes da classe em Porto Alegre. A entidade disponibilizou um microônibus. Já a Polícia Civil também terá um ônibus. Os professores terão a maior representatividade. O Cpers informa que dois ônibus levarão gabrielenses para a assembleia.
A paralisação é dada como certa pelo presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos (Fessergs), Sérgio Arnoud. A dúvida é sobre qual será, de fato, a duração do movimento.O indicativo é de três dias, mas cada sindicato ficou de definir sua posição e encaminhá-la para a coordenação do movimento nesta terça-feira. Categorias da Saúde, Educação e Segurança Pública estão entre os que devem aderir à paralisação. Depois da assembleia, haverá caminhada e protesto em frente ao Piratini.”Os servidores estão muito indignados. Nossa mobilização não se deve apenas ao parcelamento dos salários. Será em defesa do serviço público, que está ameaçado com congelamentos e atrasos de repasses”, afirma Arnoud.
Os projetos de ajuste fiscal enviados pelo Executivo para a Assembleia Legislativa se tornaram um agravante para a crise entre Piratini e funcionalismo. As entidades pedem a retirada das propostas que criam a previdência complementar e a Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, o que, segundo os servidores, seria um pretexto para estender o arrocho salarial.
Com turno reduzido há duas semanas, escolas não devem abrir as portas nesta terça-feira devido à mobilização. De acordo com a presidente do Centro dos Professores do Estado (Cpers/Sindicato), Helenir Aguiar Schürer, a expectativa é de que a assembleia seja “uma das maiores dos últimos tempos”, pois “95% da categoria está respondendo ao chamado do sindicato”.
A Delegacia de Polícia de São Gabriel também funcionará com apenas um profissional a disposição por setor.
Entre a classe brigadiana existe a possibilidade de “revolta”. De acordo com o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Brigada Militar (Abamf), Leonel Lucas, a “tendência de revolta é muito grande”. Há duas semanas, ele circula pelo Interior para ouvir a categoria. Uma das principais queixas dos colegas diz respeito ao projeto que trata do tempo de serviço mínimo para aposentadoria. Como os militares são proibidos constitucionalmente de suspender as atividades, a ideia será intensificar a operação-padrão que já é realizada desde o anúncio do parcelamento dos salários, que foram quitados no dia 11. Após a assembleia, a entidade planeja distribuir cartilhas com orientações sobre o que os brigadianos podem ou não fazer.
Vice-presidente do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia (Ugeirm), Fábio Castro disse que os servidores devem optar pela greve, mas que ao menos 30% das atividades serão mantidas, priorizando o atendimento de crimes contra a vida. A entidade também pede o cumprimento da tabela de reposição salarial e a convocação dos 650 aprovados em concurso.
Já a Associação dos Delegados de Polícia (Asdep) descartou qualquer possibilidade de paralisação. Segundo a presidente Nadine Farias Anflor, a entidade apoia a mobilização, mas a operação-padrão foi suspensa com a integralização do pagamento do funcionalismo.
Programação desta terça-feira
Cpers/Sindicato
– Os professores farão assembleia às 10h, no Gigantinho. Depois, caminharão até o Largo Glênio Peres. A categoria deve votar em favor de uma “greve rápida”.
Asdep
– A associação informou que apoia a mobilização, mas descarta qualquer possibilidade de paralisação por parte dos delegados de polícia.
Ugeirm
– Os policiais civis vão se concentrar a partir do meio dia em frente ao Palácio da Polícia, e, às 13h, partirão em marcha até o Largo Glênio Peres. A tendência é de apoio à greve, mas com manutenção de pelo menos 30% das atividades.
Abamf
– Antes de se dirigirem para a assembleia geral, os policiais militares se reunirão no QG da Brigada Militar, às 13h. Como são proibidos de paralisar atividades, prometem intensificar a operação-padrão.
Com informações da Zero Hora

TRÊS VEÍCULOS SÃO ENVOLVIDOS EM ACIDENTE NA BR-290.

ACIDENTE
Um acidente de trânsito envolvendo três veículos na noite de domingo deixou quatro pessoas feridas na BR-290, em Vila Nova do Sul.De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma caminhonete Strada transitava no sentido Vila Nova do Sul- Porto Alegre quando, por volta das 20h30min, o motorista teria tentado fazer uma ultrapassagem, na altura do quilômetro 364,5. Neste momento, ocorreu a colisão entre a Strada e uma S10, que vinha no sentido contrário. Por conta da colisão, um Uno, que vinha atrás do Strada, acabou se envolvendo no acidente.
Segundo a PRF, havia três ocupantes na S10. Uma passageira, que estava no banco de trás, se feriu. Além dela, dois ocupantes do Uno e um do Strada se feriram. Todos foram socorridos e encaminhados para atendimento médico no Hospital de Caridade. Conforme a PRF, o motorista da Strada teria feito a ultrapassagem em lugar indevido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário